São Paulo é a maior cidade do País e por isso, um destino de fácil acesso e que atende todos os públicos e gostos: tem atrações para toda a família, todas as idades e todos os perfis de viajantes.

Alguns pontos turísticos são evidentemente indispensáveis em qualquer roteiro, como por exemplo a Av. Paulista, o coração de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Mercadão, a Feirinha da Liberdade… Enfim, a lista é extensa.

Entretanto, nesse post queremos compartilhar 3 atrações super legais e bem fora do óbvio que você poderá incluir à sua programação e aproveitar um roteiro ainda mais completo.

Vamos conferir?

Leia também: 10 dicas de atrativos para sua primeira visita em São Paulo

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá 1024x512 - 3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores
Pico do Jaraguá é o ponto mais alto de São Paulo, chegando a uma altitude de 1.135 metros.

O Pico do Jaraguá é de fato uma das atrações mais impressionantes que você pode visitar em São Paulo. Ele possibilita ao visitante contemplar a maior metrópole do país de um ponto de vista privilegiado: são 1 135 metros de altura com uma vista de até 55 quilômetros de alcance.

O mirante fica em uma reserva natural criada para proteger um dos últimos trechos de mata nativa da capital paulista – o Parque Estadual do Jaraguá –, e o acesso é feito à pé, numa caminhada de cerca de 2 quilômetros, ou de carro, pela Estrada Turística.

Além de apreciar a beleza da cidade vista do alto, chegando lá você ainda pode usufruir de boa infraestrutura em alguns pontos do parque, incluindo área de churrasqueiras, lago rodeado por belas árvores e um bonito espaço para piqueniques. Certamente vale muito a pena conhecer!


DICA LEVARTI: A visita ao Pico do Jaraguá fica ainda mais completa com o acompanhamento de um guia de turismo experiente, que te acompanhará pela trilha até o topo, não só apresentando os atrativos do parque mas contando sua história.

A Ana Kátia é nossa guia especialista em trilhas em São Paulo e está pronta pra te mostrar esse lado nada óbvio da cidade. Clique aqui e fale conosco no WhatsApp para agendar seu passeio.


Onde? Estrada Pico do Jaraguá s/n – Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo – SP
Funcionamento:
Terça a domingo: das 08h ás 17h

Leia também: 10 praias paradisíacas para curtir no Litoral de São Paulo

O Velhão

É no topo da Serra da Cantareira que fica O Velhão, um complexo gastronômico, arquitetônico e cultural para ser desfrutado em um passeio delicioso (em todos os sentidos!).

O lugar foi inaugurado em 1978 pelo casal Moacyr Archanjo e Iracema Archanjo e toda sua construção foi feita de materiais de demolição restaurados. Por isso, tem um estilo único e rústico, quase lembrando cidadelas.

Lá dentro, a atração principal certamente é o As Véia, restaurante que serve comida tipicamente brasileira e feita no tradicional forno à lenha. A casa tem um ambiente super aconchegante, que lembra uma Vila Italiana, e trabalha com o sistema de self–service.

Além disso, você pode aproveitar o passeio para curtir também as lojinhas, o café, o complexo comercial e os bares, rodeados pelo verde da região. Imperdível!.

Onde?: Estr. Municipal Prefeito Dr. Sarkis Tellian, 3.000, Jardim Samambaia, Mairiporã – SP (54min de carro)
Funcionamento:
De segunda a sexta – das 12:00 às 15:30. Sábados, domingos e feriados, das 12:00 `às `16:00.

Mirante 9 de julho

Mirante 9 de julho 1024x512 - 3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores
O centro cultural foi aberto em 2015, com uma nova proposta de celebrar a ocupação dos espaços públicos ociosos da cidade. Foto: Rodrigo Esper – I Hate Flash

Por fim, nossa última indicação é o Mirante 9 de julho, local que foi de abandonado e esquecido até torna–se um ponto de encontro para quem ama arte, música e cultura.

Ele fica grudado na Avenida Paulista e reúne um espaço cultural, o primeiro espaço físico da cafeteria Isso É Café, considerado um dos melhores grãos nacionais, um restaurante, cinema ao ar livre e até um coworking gratuito. Além de claro, servir como mirante para apreciar um bonita vista da cidade. Certamente você vai adorar o lugar!

Onde?: R. Carlos Comenale, s/n – Bela Vista, São Paulo – SP.
Funcionamento: De terça a domingo – das 10:00 às 22:00.


Outros artigos que podem ser interessantes para você: