Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.


Uma das principais cidades turísticas do Brasil, a “Terra do Sol”, como é carinhosamente apelidada a capital cearense, é um destino a ser visitado em qualquer época do ano.

Seu principal atrativo, as praias, são um convite irrecusável com que os turistas se ocupam praticamente durante toda a estádia. Porém, Fortaleza também é incrivelmente cultural, com um centro histórico repleto de obras primas da arquitetura, como o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar. Além de elegantes palacetes, praças e um mercado público que reúne o que há de melhor na cultura cearense (em todos os sentidos).

Há muito a ser admirado, então, continue a leitura e confira os atrativos que selecionamos cuidadosamente para você aproveitar sua visita ao máximo.

E pra montar uma programação completa para sua viagem à Fortaleza, passa no nosso site e aproveite os melhores preços em passeios e serviços de transfer. Você pode reservar antecipadamente utilizando de forma segura o seu cartão de crédito ou com o PIX.

Logo, basta chegar e aproveitar os passeios, que todo o resto complicado fica com a gente.

DIA 1 – No coração da cidade, o passado encontra o presente

Comece o primeiro dia com uma visita matinal `à obra-prima arquitetônica de Fortaleza, o Theatro José de Alencar, para admirar sua bela estrutura metálica em estilo art-nouveau – que faz dele um dos teatros mais originais do Brasil –, os vitrais coloridos, e por fim, o bonito jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, onde estão mais de 50 tipos de plantas.

2 1 1024x576 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Foto: Levarti

De lá, é fácil caminhar até o Cineteatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, o coração de Fortaleza. O cinema foi inaugurado em 1958 e representou uma revolução para a época. Um espaço luxuoso que construiu parte da história do cinema em Fortaleza e que, atualmente, segue como marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade.

3 1024x576 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
O Cine São Luiz guarda em sua clássica arquitetura e na vocação para a cultura e entretenimento parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará.

Na quadra de baixo está a Praça General Tibúrcio, Praça dos Leões para os fortalezenses, uma das mais bonitas do pedaço.

Se as atividades matinais te deixarem com fome, o Mercado Central, hoje o maior da América Latina, é um tesouro para deleites culinários regionais. Não perca a oportunidade de experimentar e também comprar as deliciosas castanhas e cachaças locais.

mercado central fortaleza 1024x575 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
O Mercado Central é  berço da arte e da cultura de todo o Estado do Ceará. Foto: Jade Queiroz – MTUR

Amantes da natureza devem separar algum tempinho para conferir também a Praça dos Mártires (Passeio Público), a mais antiga da cidade e um oásis na região central, que possui como atrativos diversas árvores centenárias e estátuas que lembram a La Belle Époque, o estilo francês que predominava no fortalezense, notadamente na década de 20. No centro da praça está o charmoso Café Passeio, que aos sábados e domingos serve uma caprichada feijoada acompanhada de música instrumental.

Ao anoitecer, aproveite os barzinhos da praça localizada bem em frente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, cartão-postal da cidade. Os mais frequentados são O Chopp do Bixiga, a casa do chopp de vinho, e o Gandaia, que funciona como bar, restaurante e club. Antes disso, vale a parte cultural, composta pelo Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Multigaleria, o Planetário e o Cinema Fundação Joaquim Nabuco, com programação de filmes de arte e alternativos.

1 1024x576 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. Foto: Levarti

Quer esticar a noite? No entorno do espaço, em casarões históricos, boates e casas de show são uma opção para quem curte a batida intensa da música eletrónica. Se a sua vibe for outra, siga para a Varjota, bairro da capital que faz as vezes de polo gastronômico com dezenas de opções de bares e restaurantes.

LEIA TAMBÉM | Nossa lista oficial das 7 melhores praias para curtir o verão no litoral cearense

DIA 2 – Sol garantido na costa cearense

Nenhuma visita à capital cearense estaria completa, claro, sem aproveitar as praias da cidade. A capital banhada pelo sol praticamente todos os dias do ano tem a Praia do Futuro e a Praia de Iracema entre as faixas de areia mais famosas.

Comece o passeio pela Praia do Futuro, repleta de megabarracas que oferecem toda a estrutura necessária para aproveitar um dia inteiro em frente ao mar. Mesas e cadeiras na beira da praia,  sombra de coqueiros, cardápios variados em seus restaurantes, piscina, playground infantil, espaço para shows, lojas e muito mais… Eleja uma barraca para passar o dia e por ali você terá tudo que precisar, de comida e cerveja ao serviço de um massagista.

praia do Futuro 1024x576 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
A Praia do Futuro é a praia mais famosa de Fortaleza e um lugar que não se pode deixar de conhecer ao visitar a cidade. Foto: Jade Queiroz – MTUR

Recarregue as energias com um banho no mar quentinho da Praia do Futuro, antes de embarcar no táxi até a Praia de Iracema, o coração da boemia em Fortaleza. Caminhe pelo calçadão da Av. Beira Mar, programa indispensável para qualquer visitante, contemple o belíssimo pôr do sol em um dos espigões localizados ao longo da orla, e depois vá até a Feirinha para um gostinho do artesanato cearense.

por do sol em Fortaleza 1024x576 - 48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos
Em Fortaleza, os visitantes têm o privilégio de assistir o sol se pôr no mar. Um espetáculo imperdível.

Para terminar, recomendamos assistir um tradicional (e divertidíssimo) show de humor no Lupus Bier ou Teatro do Humor, com apresentações todos os dias ou, se preferir ficar à vontade vai adorar o Teresa & Jorge, com mesas na calçada e comidinhas no estilo boteco.

Se você gostou da leitura, talvez também se interesse por: