À medida que as temperaturas começam a baixar nas regiões mais ao sul do país, você pode continuar a desfrutar do calor na região nordeste e planejar aquela viagem dos sonhos. Do Maranhão até o litoral da Bahia, o que não falta são opções de destinos maravilhosos neste pedaço do Brasil, com praias paradisíacas, passeios e muito contato com a natureza.


Dica Levarti

Tem coisa melhor do que encontrar soluções para facilitar o planejamento da nossa viagem? Na Levarti, você encontra uma grande variedade de passeios e experiências para curtir ao máximo seu destino. Você reserva tudo online em nosso site ou pelo WhatsApp, aproveitando preços e condições de pagamento especiais que fazem toda a diferença no planejamento, e ainda conta com um time especializado pra te ajudar no que precisar durante sua viagem. Aproveite!


Lençóis Maranhenses, Maranhão

vista aérea do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
Um mar de lagoas cristalinas entre dunas de areias brancas compõem o maravilhoso cenário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Aproximadamente 250 quilômetros separam a capital histórica do Maranhão (São Luís) de um dos cenários mais maravilhosos não apenas do nordeste brasileiro mas do mundo: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão deste atrativo que se estende por impressionantes 155 mil hectares – é o maior parque de dunas do Brasil –, onde cada nova porção de água entre as dunas traz a sensação de estar no paraíso.

Há três cidades base principais na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins. Cada uma delas oferece diferentes opções de tours para os turistas. São atrações, tipos de passeios e lagoas diferentes. Veja aqui os preços dos passeios nos Lençóis Maranhenses.

Lagoa Lençóis Maranhenses 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
As lagoas dos Lençóis Maranhenses não são iguais em todo o parque e vale conhecer as três principais bases.

Ao viajar para os Lençóis Maranhenses é preciso estar atento ao calendário para ver o fenômeno das lagoas em meio às dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e agosto. 

Litoral cearense

pedra.furada.jericoacoara 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
Um dos cartões-postais de Jeri é uma pedra alta e, como diz o nome, com uma fenda no meio – a chamada Pedra Furada.

De Fortaleza a Jericoacoara, a costa cearense é de fato uma das mais desejadas entre os turistas. E com uma seleção aparentemente interminável de praias que se estendem de leste a oeste do estado, há certamente opções para todos os gostos.

A dica é começar sua viagem pela capital Fortaleza, conhecer a variedade de atrativos que ela oferece e depois se revezar entre as praias dos arredores, como a Praia do Cumbuco, Praia de Lagoinha, Morro Branco e a mística Canoa Quebrada. Cada uma dessas praias tem características próprias, sempre com um lindo litoral em comum! Veja aqui os preços dos passeios bate e volta em Fortaleza.

Também vale reservar alguns dias da programação para conhecer praias mais afastadas. Jericoacoara é a principal delas, pois oferece um dos cenários mais encantadores da costa cearense, com dunas, lagoas e mangues além de um pitoresco vilarejo que reúne pousadas de charme, lojinhas bares e restaurantes.

Temos um post cheio de dicas para fazer os Passeios em Fortaleza, não deixe de conferir e ver qual a melhor opção para você!

Vila de Jericoacoara 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
O cenário simples se faz presente em Jeri: as ruas permanecem com pouca iluminação, os pés continuam tocando a areia ao caminhar.

Vai viajar para o Ceará? Então reserve aqui:

Costa dos Corais, Alagoas

Jericoacoara  1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
Com 135 km de extensão, esta é a segunda maior barreira de corais do mundo – atrás apenas da Grande Barreira de Corais em Queensland, na Austrália. 

Se você estiver à procura de tranquilidade, vá para a Costa dos Corais. Este trecho do litoral nordestino, com mais de 135 quilômetros de extensão, é um dos mais bonitos do Brasil e reúne praias quase intocadas, com areia branquinha, coqueiros frondosos e mar límpido de cor turquesa, piscinas naturais em alto mar, vegetação exuberante e claro, muitos passeios.

A faixa vai de Tamandaré, em Pernambuco, até o Rio Meirim, em Maceió, abrangendo destinos como Porto de Galinhas, Ilha de Santo Aleixo, Japaratinga, Maragogi, São Miguel dos Milagres, entre outros. A dica é começar sua viagem por Maragogi — o segundo destino turístico mais procurado de Alagoas — e ir descendo até a capital, Maceió.

São ao todo 11 municípios, que você pode combinar em um roteiro de carro desbravando a sequência de praias paradisíacas ladeadas por vilarejos de pescadores onde o tempo passa mais devagar.

Vai viajar para a Costa dos Corais? Então reserve aqui os melhores passeios em:

Fernando de Noronha, Pernambuco

2 3 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
Prepare-se para uma viagem de sonho: Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil.

Localizado a cerca de 545 quilômetros do Recife, este é um dos destinos mais procurados por turistas em todo o mundo, e um dos mais bem preservados. O meio ambiente reina supremo aqui, e com algumas das praias mais bonitas do Brasil, recortadas em meio a grandes formações rochosas, prepare–se para passar tempo de qualidade ao ar livre, mergulhando com tartarugas marinhas, navegando ao lado de golfinhos e vendo um pôr do sol sem igual a partir das praias do Cachorro, do Meio ou do mirante do Boldró.

Litoral Sul da Bahia

Trancoso 1024x577 - 5 lugares no Nordeste para você escapar do frio
Além do vilarejo rústico e simpático, Trancoso abriga inúmeras praias paradisíacas e reúne uma verdadeira variedade de paisagens.

No Litoral Sul da Bahia, você tem a oportunidade de passear por cenários históricos, paradisíacos e repletos de hospitalidade. São muitas praias, cidades e vilarejos irresistíveis, com atrações para todo perfil de viajante, sempre com a garantia de muita cultura e gastronomia! O ponto de partida é a região da Costa do Descobrimento, que liga Porto Seguro a Trancoso.

A região é altamente recomendada para quem curte turismo de aventura e ecoturismo, pois possibilita mergulhar nas águas cristalinas da Bahia, fazer trekkings em trilhas com paisagens lindas, surfar, fazer bodyboarding e windsurfe, entre outras atividades. Vale oconhecer também os atrativos históricos de cada lugar: são casarões antigos, casinhas coloridas, igrejinha, pracinhas tudo com aquele ar bucólico e acolhedor.

As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento são Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.


Leia também: