Pesquisando destinos pet friendly para viajar com seu companheiro? A temporada de viagens está voltando, e para aqueles que são donos de animais de estimação sempre surge aquela pergunta: quem vai cuidar do cachorro (ou gato!) se a gente viajar?

Apesar de já existirem opções de hospedagem exclusivas para animais, em muitos casos, os donos precisam ou simplesmente, querem levá-los junto a eles. Afinal, a viagem certamente fica mais completa estando ao lado do seu fiel companheiro.

A boa notícia é que hoje, já existem diversos destinos pet friendly, que não só aceitam animais, como incentivam os donos a trazê-los. E, graças à adaptação de companhias aéreas, hotéis e até mesmo restaurantes, essa possibilidade é cada vez mais viável para os tutores.

Sendo assim, que tal descobrir opções de destinos que podem receber você e seu pet com conforto e segurança? Vamos mostrar alguns desses destinos aqui no Brasil.

Leia também:

Destinos pet friendly para visitar com seu companheiro no Brasil

1. Fortaleza – Ceará

Design sem nome 4 1024x577 - Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

Começando pelo litoral nordestino, Fortaleza, a capital cearense, se destaca como um excelente destino amigável aos pets. A cidade é uma das primeiras no Brasil a investir no turismo para quem quer viajar ao lado do seu animal e desde 2021, conta com um selo indicando quais estabelecimentos são pet friendly.

Além de mostrar que naqueles locais os acompanhantes de quatro patas são bem vindos, o selo ainda garante que os estabelecimentos cumpram uma série de exigências para proporcionar a segurança, a higiene e o bem-estar de todos os visitantes.

Isso permite ao turista aproveitar de belas praias como a Praia de Iracema e a Praia do Futuro, ao mesmo tempo que tem acesso a diversos estabelecimentos aptos a oferecer tudo o que seu pet precisa durante a estadia na cidade.

Clique aqui para conferir a lista completa de estabelecimentos pet friendly em Fortaleza.

Leia também:

2. Florianópolis – Santa Catarina

Design sem nome 1 1024x577 - Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

Outro destino ideal para quem deseja viajar com seu pet é Florianópolis, em Santa Catarina. A cidade tem um volume crescente de atrações e estabelecimentos preparados para receber os animais, incluindo opções de hospedagem, várias áreas ao ar livre, como praças, parques e calçadões à beira–mar.

Entre os parques de Florianópolis que aceitam animais, algumas opções são: o Parque de Coqueiros, o Parque da Luz, Praça XV de Novembro e a Praça Getúlio Vargas.

Os maiores shoppings da cidade também são pet friendly, no entanto, cada qual possui regras distintas e por isso, é importante contatá-los antes para verificar as exigências.

Com relação as praias de Florianópolis, que também são espaços públicos, ainda não podem receber os cachorros para passeio.

Um projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores para a liberação de espaço para cachorros nas praias da cidade. 

3. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Design sem nome 1 1 1024x577 - Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

Outro maravilhoso destino pet friendly para viajar com o seu companheiro é o Rio de Janeiro. A cidade possui belas praias e diversos tipos de atrações que podem ser aproveitadas não só pelos tutores mas também pelos animais. Como o famoso calçadão de Copacabana e Ipanema, onde certamente você irá se deparar com muitas pessoas desfilando com seus animais.

Além disso, muitos quiosques à beira-mar mantêm espaços para que os bichinhos se hidratem. Só tome cuidado para escolher as horas em que clima é mais ameno.

Os animais também podem aproveitar a praia desde que estejam com a vacinação em dia e com a coleira colocada. E, claro, cabe ao dono garantir a coleta das fezes dos bichinhos enquanto eles permanecerem na areia.

Leia também:

4. Brotas – São Paulo

Localizada no interior de São Paulo, Brotas é famosa por seus passeios radicais, e também por oferecer grandes aventuras para quem viaja com o seu animal.

Várias trilhas e quedas d’água permitem a presença dos pets acompanhados por seus donos, possibilitando que todo mundo aproveite a aventura. Há inclusive, alguns passeios com programação especial para os animais. Um dos mais procurados, por exemplo, é o rafting, onde os animais de estimação podem acompanhar a descida, dependendo do nível de água.

Por fim, o centro da cidade, com ar de interior, reúne praças e estabelecimentos comerciais que, além de serem pet friendly, trazem o melhor da culinária local, com produtos caseiros, como cachaças e queijos. Imperdível!

Clique aqui para conferir alguns estabelecimentos e passeios pet friendly em Brotas.

5. Gramado – Rio Grande do Sul

Gramado RS 1024x577 - Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

Um dos principais destinos da Serra Gaúcha é também um dos melhores destinos pet friendly para visitar aqui no Brasil. Com ares europeus, arquitetura alemã e clima agradável na maior parte do ano, essa cidade do Rio Grande doo Sul tem boa estrutura e ótimas opções de passeio para os animais de estimação.

São parques, restaurantes, cafeterias e hotéis com espaço adequado para a acomodação dos animais. Além disso, as ruas arborizadas em boa parte da cidade são sempre um convite para um passeio ao lado do seu melhor amigo.

Leia também:

6. São Paulo – São Paulo

Design sem nome 5 1024x577 - Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

Por fim, nossa última indicação de destinos pet friendly é São Paulo. A maior cidade do País é certamente a que mais reúne espaços como bares, cafeterias e restaurantes que atendem o público acompanhado dos seus animais de estimação.

Além disso, parques, praças e espaços culturais também estão se adaptando a essa demanda, inclusive, com  “cachorródromos”: espaços abertos em que os cachorros podem ficar sem coleira e se divertir numa espécie de playground.

Com tantos equipamentos preparados para receber os companheiros de quatro patas, o  pet way of life já está instalado na capital paulista e com certeza, você e seu companheiro terão muito para aproveitar.

Clique aqui para conferir alguns estabelecimentos e passeios pet friendly em São Paulo.


Gostou das dicas? Agora é só escolher um dos destinos pet friendly que listamos aqui, arrumar as malas e explorar o Brasil ao lado do seu companheiro. Certamente vocês têm muito para aproveitar.